Avenida Embaixador Abelardo Bueno 01
Edifício Lagoa 1
Sala 706 / 707
Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

 

Central de marcação
de Consultas: 21 3030-3601
21 97133-2025
.
[email protected]
[email protected]
[email protected]
[email protected]
[email protected]
[email protected]
[email protected]

MOBILE

Missão, Visão
e Valores

Como Nasceu o NIRC RJ? – Missão, Visão e Valores

Permanentemente, a possibilidade da flacidez corporal, resultante do emagrecimento, assombra o paciente obeso, durante todo o processo. Na grande maioria das vezes, o paciente está disposto a assumir os riscos, mas a incerteza da extensão das cicatrizes, da qualidade dos resultados, como a dificuldade de acesso ao tratamento, gera no paciente a ansiedade. Uma frustração quase que antecipada. Uma “sensação de vazio”, relatada por alguns pacientes, desde a cirurgia bariátrica, até, finalmente, o acesso à cirurgia plástica reparadora, geralmente 18 meses depois.

 

Da mesma forma, outro fator preponderante é a inverdade quando muitos pacientes acreditam que, ao realizar a cirurgia plástica reparadora, livraram-se totalmente da doença obesidade. Como se fosse o fim do processo, que está finalmente “curado”. Geralmente, chegam ao consultório do cirurgião plástico já sem o acompanhamento da equipe multidisciplinar da cirurgia bariátrica e com a expectativa de realizar a última etapa desse processo longo e demorado. Sabemos muito bem que a obesidade é uma doença crônica e com altas taxas de recidiva. Estudos mostram que o paciente submetido à cirurgia plástica reparadora pós-bariátrica apresenta menores taxas de recidiva da obesidade a longo prazo.

 

O NIRC, “Núcleo Integrado de Readequação Corporal”, foi criado para “preencher esse vazio”. Ou seja, preparar o paciente para a tão sonhada cirurgia plástica reparadora, substituindo a ansiedade e a frustração antecipadas em informação médica de qualidade e apoio. Dar continuidade ao trabalho da cirurgia bariátrica, preparando o paciente para lidar como essa nova fase e, principalmente, prepará-lo para a fase de manutenção do resultado pós-cirúrgico.

 

O NIRC foi criado em 2022, por um grupo de Cirurgiões Plásticos, todos com ampla “expertise” na Cirurgia Plástica Reparadora “Pós Grande Perda Ponderal” ou “pós-bariátrica”, que tinham como grande objetivo a criação de um Centro de Excelência em Cirurgia Plástica Reparadora do ex-obeso.

 

Por definição, significa um “centro de excelência em serviço de saúde”, que deve oferecer a capacidade de gerenciar ações que vão de encontro às expectativas e necessidades dos pacientes.

 

A missão do “NIRC” é criar um centro especializado, que ofereça liderança, inovação, pesquisa e treinamento contínuo, contando com equipe multidisciplinar na atenção e cuidado universal desse paciente em questão.

A cirurgia do contorno corporal do paciente ex-obeso não pode ser dissociada jamais das outras especialidades envolvidas ao longo desse complexo processo de tratamento da obesidade. É apenas uma ciência específica, ou melhor, uma etapa fundamental do tratamento.

 

Na realidade, o NIRC segue, basicamente, o modelo de uma equipe multidisciplinar no cuidado integral do paciente “obeso mórbido”, que já existe nas equipes de cirurgia bariátrica. A necessidade de uma atenção continuada se faz necessária quando o paciente, agora “ex-obeso”, está se preparando para realizar as cirurgias reparadoras pós-bariátricas. A manutenção do resultado, a correção de eventuais distúrbios nutricionais fundamentais para uma boa cicatrização e até mesmo o cuidado continuado da saúde mental do paciente são importantes para o sucesso da “cirurgia plástica pós-bariátrica”. Portanto, a grande missão do NIRC é agregar uma equipe composta de profissionais das diversas áreas nesse cuidado, aliado a cirurgiões com ampla experiência para correção dos excedentes cutâneos resultantes do grande emagrecimento. Seu objetivo é proporcionar ao paciente uma experiência única, um ambiente confortável e seguro, para dar continuidade ao tratamento da doença obesidade.

 

Como visão, desejamos tornar o NIRC um centro de referência para o tratamento do “ex-obeso”. No Rio de Janeiro, será o primeiro privado. O Ministério da Saúde, em 2013, editou as portarias GM/MS 424/425, que regulamenta normas e critérios para Serviços de Assistência de Alta Complexidade no tratamento do indivíduo com Obesidade. Apenas em São Paulo observamos assistência semelhante. O primeiro centro similar foi criado pela Universidade de Pittsburgh, nos EUA.

 

Trata-se de um modelo de cuidado único e pioneiro, que possa ser reproduzido e ensinado, estimulando a produção científica e o ensino continuado aos jovens cirurgiões plásticos, interessados em se especializar nesse vasto campo de atuação.

 

O amor pelo próximo e a paixão pela medicina são as nossas principais motivações. Cuidado de excelência e atendimento humanizado norteiam nossa cultura organizacional. E, acima de tudo, poder valorizar o ensino da Cirurgia Plástica Reparadora e sua importância social. Compartilhar conhecimentos com outros colegas e atendimento aos que buscam nosso auxílio são nossos principais valores.

Sim, conosco é sempre pessoal

Cada paciente é um indivíduo único, com suas necessidades e história de vida. Por isso temos uma equipe multidisciplinar pronta para avaliar a melhor solução e o tratamento mais indicado para você!

Estamos prontos para lhe receber

Profisisonais altamente qualificados, uma estrutura moderna e totalmente equipada, em um ambiente seguro e acolhedor para lhe receber e prestar o melhor tratamento e experiencia possíveis!

Melhorando sua qualidade de vida

Mais do que apenas um procedimento estético sabemos o quão importante é o acompanhamento físico e emocional. Por isso além do acompanhamento físico você conta também com apoio psicológico e emocional durante todo o tratamento.